sábado, 27 de agosto de 2011

Curriculum Lattes do professor Luiz Gonzaga Medeiros Bezerra no Cnpq

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774497P4

MARTA BEZERRA DE MEDEIROS: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UMA PROFESSORA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (1915-1954) - MARIA ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO (UFPB) mecarvalho23@yahoo.com.br

 Desejando saber mais sobre o trabalho da professora Marta Bezerra de Medeiros é só acessar o texto com a pesquisa da professora  doutora Maria Elizete Carvalho, da Universidade Federal da Paraíba através do link abaixo.

 http://itaporanga.net/genero/gt1/43.pdf

Familiares da professora Marta Bezerra - Família Bezerra da Cunha e Paiva Cunha








Luiz Gonzaga Medeiros Bezerra da Cunha














Professora Marta Bezerra de Medeiros (Bezerra da Cunha) e sua época













































































                                                  


















Fotografia da professora marta Bezerra de Medeiros, após seu casamento, no dia 19/09/1972, com o Sr. Luiz Medeiros Bezerra, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Lages. O casamento foi realizado no final da tarde e teve como padrinhos o chefe político Francisco Amâncio Pereira e Dona Clarisse Pereira, a senhorita Maurícia Galvão Noga e o senhor Abílio. Após o enlace os noivos receberam os cumprimentos no lão da Escola Isolada de Lages, localizado na Praça Matriz.( a casa é vizinha do lado direito à residência de Lino Noga, e do lado esquerdo a residência antiga do Dr. Pablo Niro. O vestido da noiva era de seda creme, o buquê era feito de rosas de tecido, seda e veludo, a caixa de alianças de veludo e forrada com arminho. A roupa do noivo, um terno todo branco e sapato branco. A roupa da noiva era traje passeio, que era a moda da época. Nesta época a professora Marta tinha como empregada doméstica Jacira Varela da Silva ( Cacá), que lhe serviu com fidelidade e dedicação durante trinta e um anos. Desta feliz e tumultuadíssima união nasceu em 1960, na Maternidade Escola Januário Cicco, de parto cesariana, a criança que recebeu o nome de Luiz Gonzaga de Medeiros Bezerra da Cunha.
                                           
Fotografia da professora Marta Bezerra de Medeiros (Bezerra da Cunha), aos 16 anos de idade, quando foi nomeada professora primária da Escola Isolada de Nova Olinda, no distrito de Picos Pretos, na cidade de Lages. A professora Marta foi a primeira professora nomeada da rede municipal na cidade de Lages. Esta fotografia foi registrada após seis meses do acidente que sofreu, isto é, a queda de cima do cavalo que a conduzia para receber seu salário de professora no governo municipal do prefeito Ubaldino Batista. Neste acidente Marta fica completamente paraplégica, pois, fraturou a coluna vertebral e vários lugares, os ossos ilíacos e as duas pernas. É louvável relembrar que Marta foi acometida de poliomielite, aos 6 anos de idade, logo após a morte de sua mãe legítima, que chamava-se Ana Hermínia de Paiva Cunha, acometida de infecção após o puerpério ainda remoto,com várias sequelas. A professora Marta nasceu na cidade de Jardim de Angicos, sendo filha do fazendeiro Manoel Bezerra da Cunha, proprietário da fazenda Nova Olinda e das terras da milhã dos Cunha, em Jardim de Angicos. Sua mãe legítima, Ana Hermínia de Paiva Cunha, proveniente das famílias mais antigas de Jardim, era uma moça de beleza reconhecida, de olhos bem negros e cabelo preto cacheado, que dominava a arte de tocar violão, principalmente os poemas de Castro Alves. A professora Marta Bezerra de Medeiros também foi uma exímia tocadora de violão, assim como é o seu neto Luiz Stefano Giovanne Lima D'Albuquerque Mesquita de Medeiros Bezerra.